Volkswagen lança o Cross Up!

Novo VW Volkswagen Cross Up! - lançamento - Salão do Automóvel

Compacto integrará a família cross e brigará com o Novo Uno Adventure.

A Volkswagen do Brasil está ampliando a gama de versões da família up! com o cross up!. Apresentado hoje no Salão do Automóvel, o carro popular compacto é produzido em Taubaté (SP) e atende o consumidor que busca um “visual” aventureiro para utilizar nas cidades e na estrada. Equipado com o consagrado motor 1.0l de três cilindros da família EA211 e com opção de transmissão manual ou automatizada i-Motion, ambas de cinco marchas, o cross up! é oferecido exclusivamente com carroceria quatro portas. O veículo é o quarto modelo da família Cross, que também é composta pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross. Na concorrência direta, o novato vai encarar o Novo Fiat Uno Adventure.

Na dianteira, o cross up! traz apliques em “chrome effect” na seção central do para-choque – esse elemento marcante, no qual estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina, já ressalta a aparência mais robusta do modelo. Os faróis auxiliares são itens de série para a versão e possuem aros cromados. A parte inferior do para-choque traz outro aplique, também em “chrome effect”, reforçando o caráter aventureiro do modelo.

VW Volkswagen Cross Up! Salão do Automóvel

É mais visual do que aventura. Para quem quer diferenciar com custo mais acessível do que um VW Fox ou um Renault Sandero.

Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do cross up! e conferem ao modelo proteção extra no uso diário. As faixas laterais, também em plástico preto, protegem as portas e trazem o emblema da versão com grafia exclusiva “cross up!”. É exclusivo da versão o rack de teto em “chrome effect”, que torna o modelo mais versátil – esse acabamento é dado também aos retrovisores externos. O visual é complementado pelo elemento central do para-choque traseiro em “chrome effect”, com a parte inferior do para-choque também com esse acabamento.

No interior do modelo há detalhes exclusivos no volante de direção – que é revestido em “native” e tem a base reta, como nas demais versões do up! – e na soleira das portas dianteiras. As alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”.

Novo VW Volkswagen Cross Up! - lançamento - Salão do Automóvel

Interior recebeu pequenos detalhes, e, apesar de simples, é simpático aos olhos. A cor do painel cativa.

Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect”.

O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão. O desenho das rodas é destacado pelo aspecto diamantado. O modelo tem dez opções de cores: três sólidas (branco cristal, vermelho flash e preto ninja), seis metálicas (prata sirius, prata egito, prata lunar, azul night, vermelho ópera e cinza quartzo) e uma especial (amarelo saturno).

Equipamentos de série

A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O modelo traz de série pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Também é equipado de série com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

Também conta com limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

Estão incluídos ainda faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel. A ambientação interna é a escura, em preto “titan”. Há duas luzes de leitura para motorista e passageiro.

O cross up! também traz chave do tipo “canivete”, recurso que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência elétrica “easy drive” (que colabora para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda) e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.

Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”.

Motor e desempenho

O cross up! é equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada. Na versão equipada com transmissão manual, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 13,2 segundos quando abastecido com gasolina e em 13 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 160 km/h (gasolina) e 161 km/h (etanol). Já com a transmissão automatizada, o cross up! acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos (gasolina) e em 13,6 segundos (etanol). Com gasolina no tanque, o modelo atinge 163 km/h. Com etanol, a velocidade máxima é de 164 km/h.

O porta-malas do cross up! tem 285 litros de capacidade, o que o torna é um dos maiores da categoria. Quando o encosto do banco traseiro é totalmente rebatido, o compartimento pode carregar 976 litros de carga.

Tecnologia embarcada

O cross up! oferece como opcional o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia, o melhor da categoria, é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen.

Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.

O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS (Optical Parking System) de auxílio ao estacionamento e visualização de fotos. O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.

Preços ainda não informados!

Fontes | Fotos: Volkswagen/divulgação

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *