Maria Fumaça, Fusca e charrete: Tiradentes, MG

Maria Fumaça Tiradentes MG Fotos

O apito, a fumaça e o balanço inconfundível. Sorria, a vedete vai passar.

Este post estava um “cadín” atrasado, mas chegou a vez dele! Desde que vim morar em São Paulo, e lá se vão quase 10 anos, nós não voltavamos ao interior mineiro, em especial à dupla Tiradentes & São João Del Rei. O feriado de Páscoa servia como uma luva, dava para passar 4 dias e ainda apreciar os lindos espetáculos das procissões e dos tapetes feitos com serragem, que decoram as ruas de São João. Alistamos nossos compadres (que debutaram por aquelas bandas) e levantamos acampamento.

Em função da distância longa e por conta do feriado, escolhemos ir de ônibus e fizemos de Tiradentes nossa base. Decisão acertada, apesar das paradas e do ônibus não ser uma maravilha! Ficamos na Pousada Don Quixote, que é novinha em folha, super bem localizada em uma rua tranquila e com uma bela vista para a chapada que serve de pano de fundo para o vilarejo. Detalhe importante do hotel: fica em frente a lojinha de doces do Sr. Chico Doceiro. É tudo de bom. O Olivier Anquier com frequência aparece por lá e até já filmou com o Sr. Chico. Imperdível…

Tiradentes MG

A paisagem rústica é um convite as caminhadas sem pressa e destino.

Fotos de Tiradentes MG

Em cada rua uma atração, cores, história e natureza.

O roteiro é despretencioso e o lugar é pequeno, por isso, a ordem era andar sem pressa, descansar, curtir a paz, a história e o charme deste pedacinho de um Brasil rústico e acolhedor. Rodar as igrejas, apreciar o casario colonial colorido, se refrescar no chafariz, olhar o artesanato, e? comer muito. Este é o meu pecado em Minas. Minhas dicas são o fantástico bistrô e restô Gourmeco, próximo a igreja matriz, que pertence a um simpático italiano que é expert em Tiramissu. Sua esposa, a Chef Juliana, prepara pratos incríveis – o risoto é espetacular. Voltamos várias vezes! Outra pedida nota mil, tipo trêm bão, é o restaurante Virada’s do Largo, que é membro da Associação da Boa Lembrança e seus pratos são tipicamente mineiros, feitos com ingredientes tirados do quintal. O Theatro da Villa também é ótimo, mas vá sem pressa… Em todos os restaurantes, ou faça reserva antes de sair de casa ou assim que chegar lá. Em datas de muita ocupação e férias, ficam lotados e conseguir um lugar é uma missão impossível.

VW Fusca Corpo de Bombeiros de Tiradentes, MG

VW Fusca e o interior de Minas: inconfundíveis sinergias.

Passeio de Charrete em Tiradentes MG

Andar de charrete é uma opção se você estiver cansado.

Para passar o dia em São João Del Rei, que fica bem pertinho, nada melhor que voltar no tempo e curtir um passeio de Maria Fumaça, a grande estrela local. Super bem conservada, ela é a alegria de crianças e adultos de todas as idades. Alias, o rei de Minas se fez presente. O guerreiro Volkswagen Fusca, visto por todos os lados andando pelas ruas de pedra, ainda tem seus dias de glória trabalhando no Corpo de Bombeiros de Tiradentes. Pra fechar, uma voltinha de charrete, porque ninguém é de ferro.

Dicas:

#Hotel: Pousada Don Quixote, você pode reservar no Booking.com!
#Ônibus de São Paulo à São João Del Rei: viações Útil ou Gardenia, saindo do Terminal do Tietê – preços por volta de R$ 84 e a viagem dura aproximadamente 7 ou 8 horas. De lá, você pega um táxi e em 15 minutos chega-se a Tiradentes (custo +/- R$ 50).

Pousada Don Quixote Tiradentes

A Pousada tem uma linda vista para o paredão da Serra São José.

Fotos: Porta-Luva

 

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *