Amsterdam: bicicletas ao invés de carros!

Amsterdam

Canais: barcos que são casas e muitas surpresas boas.

Este ano tive a oportunidade de conhecer Amsterdam. Sempre ouvi grandes elogios à cidade conhecida como a “capital das bicicletas” e viajei com uma grande expectativa. De fato o que encontrei lá foi uma grata surpresa que me encantou. Conclui com meus próprios olhos que ninguém tinha falado mentira para mim! A arquitetura medieval, com prédios geminados datados do século XVII em diante, é um cenário que parece de brinquedo. Com 880 mil habitantes, o destino é relativamente pequeno perto dos grandes centros europeus vizinhos. Os canais são os cartões de visita da cidade. São vários, cada um mais bonito que o outro. Eles se ligam como ruas e formam um emaranhado de vias navegáveis (apesar de rasos), repletos de charme.

Uma das coisas que mais impressionam foi a civilidade. Quase não se vê carros, não há trânsito e o único barulho que se houve (as vezes) é uma sirene de polícia ou ambulância. Os modernos bondes elétricos andam sossegadamente pelas ruas e as companhias de passeios oferecem locomoção pelos canais. O que realmente desperta a atenção dos turistas são as bikes. Logo que se chega a estação central de trens é possível avistar o edifício garagem construído para abrigar 2.500 “magrelas”, mas, com o excesso da demanda, chega a acomodar até 3.500!  Como relatou a matéria do G1 (leia aqui), a falta de vagas para bicicletas é o grande problema de Amsterdam. São 880 mil – número maior que a quantidade de habitantes e quatro vezes mais que o número de carros.

Amsterdam

Garagem para 2.500 bicicletas junto a Centraal Station: superlotado diariamente.

A cada segundo vê-se uma infinidade de mães levando filhos para a escola, executivos indo trabalhar, senhoras de mais idade indo as compras, e daí por diante. O que ajuda bastante é que a cidade plana, tudo é perto e os 500 km de ciclovias são muito bem sinalizados e respeitados. Mas com tanta bicicleta é bom estar atento, atravessar um cruzamento não é uma tarefa simples. Só falta olhar para o céu procurando por bikes (rs).

Amsterdam

Bicicletas de todos os jeitos e cores…

Amsterdam

Bicicletas para transporte e também para decoração…

Admirar as cores das tulipas, conhecer os belíssimos museus, estar na terra de Van Gogh, entender a história de Anne Frank, saborear os queijos Gouda, caminhar a beira dos canais… São muitas as razões para visitar Amsterdam. Nós ficamos com vontade de voltar… Abraços!

PS: Ah, uma dica de viagem: indico o hotel Estherea, que tem quartos com vista para o Singel e tem ótima localização. Também super recomendo os vôos da KLM, a melhor cia. europeia – serviço top!

Fotos: Porta-Luva

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *