Nissan lançará 8 carros no Brasil até 2016

Fábrica de veículos da Nissan em Resende, RJ

Fábrica da Nissan em Resende (RJ): prédios prontos em setembro.

A fábrica da Nissan, que está sendo erguida em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, ficará pronta em setembro, e os testes de máquinas iniciam-se em outubro. Segundo a própria montadora, em comunicado oficial, a produção de veículos começa no primeiro semestre do próximo ano. A nova planta industrial, que se soma ao complexo de São José dos Pinhais (PR), vai permitir a marca buscar a realização de seu plano estratégico de atingir 5% de market share até 2016.

Para quem não se recorda, a marca japonesa viu suas vendas desabarem no ano passado quando o Governo Federal brasileiro reviu a cota de importação de veículos do México, que fazia parte do acordo de comércio bilateral entre os dois países. Aliás, outras também sofreram, como foi o caso da Honda e o sumiço do CR-V das revendas. Da América Central, a Nissan traz atualmente o compacto March, além  dos sedãs Versa e Sentra.

Nissan March

March: o carro popular japonês da Nissan.

O fato é que apesar de ter se antecipado e saído na frente com o lançamento do March, no final de 2011, com um plano muito bem elaborado, os imprevistos do cenário político colocaram a Nissan em uma situação diferente. Um ano depois, a briga está fervendo no segmento de carros de entrada (popular ou premium). No tabuleiro do jogo estão fazendo um sucesso avassalador os novatos Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Ford Fiesta.  Também não podemos esquecer dos recém-chegados Toyota Etios, da dupla Citröen C3 e Peugeot 208, além do contra-ataque em breve das marcas já estabelecidas – leia-se VW Up! e novo Renault Sandero, por exemplo. A verdade é que o desafio não será somente ter capacidade produtiva para alimentar o mercado, vai ser preciso encontrar um posicionamento certo para aquele que foi “o primeiro carro popular japonês”, como dizia a propaganda. A relação custo x benefício e as propagandas criativas devem continuar sendo as armas dos japoneses.

Nissan Versa

Nissan Versa, sedã que será fabricado no Rio de Janeiro.

Apesar da nota da montadora não citar, ao que tudo indica, os 8 lançamentos devem ser: novo Sentra, que chega no último trimestre, seguido do sedã de luxo Altima. Em 2014 devem ser apresentados os novos March e Versa, com seus devidos facelifts e já tropicalizados (torço para virem mais bonitos que os chineses). A minivan Versa Note deve substituir o Livina nos próximos anos e acredito que o polêmico SUV Juke também esteja nesta lista. As 2 últimas novidades para fechar a conta devem ser os modelos da divisão de luxo Infiniti, FX e JX, ambos crossovers, anunciados para estréia no ano que vem. Vou acompanhar de perto as notícias até lá para ver se eu acertarei os palpites!

Fonte: Nissan

PG

Author: PG

Share This Post On

2 Comments

  1. Cada um diz o que quer!!!

    A 1-2 anos praticamente todos os sites falavam da vinda do novo Tida;
    e que duas opções estavam sendo estudadas:

    1- Vinda do Tida vendido na china, um carrão que agradaria muito por aqui; Não é o que acho, é o que li nos comentários dos sites.
    (comentário de site das pessoas que tem o carro vale muito mais que comentário dos “especialistas”).

    2- Vinda do Note, que substituiria o Tida.
    Um bom carro, mas que não tem o mesmo porte/dimensões e nem o mesmo motor do Tida vendido na china.

    Agora não se fala mais do Tida, que teve milhares de compradores e foi muito bem aceito. A reportagem cita que o Note vai substituir o Livina?
    Que confusão!
    Cada um diz o que quer!!!

    Tenho um Tida e trocaria pelo novo Tida, mas não trocaria pelo Note.
    O Note compraria para minha filha.

    Post a Reply
    • PG

      Olá André, compartilhamos os planos apresentados pelas montadoras. Infelizmente eles mudam por diversos fatores e por N vezes perdemos a oportunidade de ver modelos bacanas em nossas ruas. Abraços, PG

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *