Ford inicia apresentações oficiais do novo Focus Sedan, versão Titanium 2.0 Direct Flex
Chegou o dia! A Ford apresentou agora pouco, oficialmente, durante coletiva de imprensa no Pavilhão da Bienal, onde começa amanhã a exposição interativa Focus Pop-up Gallery, o novo Ford Focus Sedan. Como deveria ser, quem debutou foi a versão Titanium, top de linha, que esbanjou tecnologia – dê dar inveja aos japoneses. Alias, a dupla Honda Civic e Toyota Corolla que se cuidem. As palavras de Rogelio Golfarb, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos para América do Sul fazem sentido: “é a democratização da tecnologia, que só se via em veículos de luxo”. Park assist (sistema de estacionamento), câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem, sistema audiovisual MyFord Touch – tela touch-screen de 8″ com navegação, comandos bluetooth para telefone, entradas VGA e USB (2), tomadas de energia 12V (2), som Sony, controle do ar condicionado e até teclado para envio de mensagens SMS, além de itens de segurança como 6 airbags, controle de estabilidade, de tração, freios ABS com controle eletrônico de frenagem e faróis bi-xenon com lavadores embutidos. Que tal? É pra pensar ou não é? Não é a toa que o carro foi o mais vendido em todo mundo no primeiro semestre de ano.
O Focus é bonito aos olhos. Um sedan moderno sem perder a elegância e capaz de agradar a todos os públicos. A linguagem global de design Kinetic é bem jovial e os toques de ousadia ficam nas lanternas traseiras, por exemplo, que lembram bumerangues e avançam para a lateral do veículo. Sem dúvidas, o grande “uau” fica na cabine. A versão top é hightech e o painel te “abraça” com telas, luzes, sons e botões totalmente contemporâneos, alias, quanto mais funções para brincar, eu gosto! Achei o espaço para as pernas do banco de trás pequeno, com um motorista igual a mim (1,80 de altura), não dá para cruzar as pernas atrás.
O motor é uma novidade. O propulsor 2.0 Direct Flex é um lançamento inédito da marca. Com 4 cilindros, 16 válvulas e comando variável, ele dispensa o tradicional tanquinho de gasolina e um software, que comanda o “hardware” (motor), como disse o Engenheiro Cristiano Pedreira, e é que gerencia o uso da energia da compressão do ar do motor para aquecer o combustível. Como foi muito bem explicado e o conceito é bem bacana, vou contar em um próximo post aqui no Porta-Luva. A potência máxima não foi contada, assim como os preços e data de chegada as revendas. Algumas pessoas da equipe da montadora brincavam: “sobre preço, datas e velocidade, estamos com amnésia. Hoje é uma pré-estreia ainda”.
Do que pudemos apurar, o motor gera 178cv (etanol) e 175cv (gasolina) e o consumo é de 9,6 km/l (cidade/gasolina), 12,6 km/l (estrada/gasolina). Quando o combustível é o álcool, esses números passam para 6,6 (cidade) e 8,6 (estrada). O modelo antigo, que saiu de linha a poucos dias, na mesma versão 2.0 Duratec, gerava 148 cv no etanol e 143cv na gasolina. É uma baita diferença.
O Focus deve desembarcar vindo da Argentina já no começo do último trimestre, primeiro o sedan e depois o hatch, como modelo 2014. O preço com certeza será maior que o praticado nas versões antigas. Os próprios presentes comentavam que com tanta novidade, não poderia ser igual. É fato. Se você está pensando em trocar de carro, inclua-o em sua wishing list.
O segmento de sedans médios está pura animação. O Kia Cerato abriu a fila. O novo Nissan Sentra também está a caminho, além de Corolla, todo novo, e do Civic com facelift, ambos com chegada prevista para o primeiro semestre de 2014.
Fonte: Ford | Fotos: Porta-Luva
agosto 28, 2013
Curiosamente, no mercado mais competitivo do mundo, o americano, o Focus fechou o primeiro semestre de 2013 apenas em 12o lugar, atraz de Corolla (8o) e Civic (9o)…assim como o Fusion, reestilizado no mesmo estilo do Focus, também ficou atrás de Camry (3o), Accord (4o) e Altima (6o). Como sempre, liderando o mercado, a F 150 em primeiro e a Silverado em segundo.
Evidente que, para uma empresa que, antes da chegada de Alan Mulally, em 2006, estava meio sem rumo, o progresso foi muito grande. A parada vai ser dura. A Toyota está renovando toda a linha (novo Corolla já definido, assim como Camry, Avalon e RAV4), e a GM também se recuperando com produtos de muita qualidade, como demonstra o destaque dado pela Consumer Report ao novo Impala, destacado como o melhor sedan do mercado americano em 2013, e com Cruze, Malibu e a família Traverse/Acadia/Enclave vendendo muito bem e com excelentes margens de lucro.