Ford inicia apresentações oficiais do novo Focus Sedan, versão Titanium 2.0 Direct Flex

Novo Ford Focus Sedan

Focus Sedan debutou com motor inédito com injeção direta de etanol

Chegou o dia! A Ford apresentou agora pouco, oficialmente, durante coletiva de imprensa no Pavilhão da Bienal, onde começa amanhã a exposição interativa Focus Pop-up Gallery, o novo Ford Focus Sedan. Como deveria ser, quem debutou foi a versão Titanium, top de linha, que esbanjou tecnologia – dê dar inveja aos japoneses. Alias, a dupla Honda Civic e Toyota Corolla que se cuidem.  As palavras de Rogelio Golfarb, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos para América do Sul fazem sentido: “é a democratização da tecnologia, que só se via em veículos de luxo”. Park assist (sistema de estacionamento), câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem, sistema audiovisual MyFord Touch – tela touch-screen de 8″ com navegação, comandos bluetooth para telefone, entradas VGA e USB (2), tomadas de energia 12V (2), som Sony, controle do ar condicionado e até teclado para envio de mensagens SMS, além de itens de segurança como 6 airbags, controle de estabilidade, de tração, freios ABS com controle eletrônico de frenagem e faróis bi-xenon com lavadores embutidos. Que tal? É pra pensar ou não é? Não é a toa que o carro foi o mais vendido em todo mundo no primeiro semestre de ano.

Novo Ford Focus Sedan

Painel envolvente com destaque a tela 8″ com sistemas SYNC e MyFord Touch.

Novo Ford Focus Sedan

MyFord Touch controla climatização, navegação, som e telefone.

Novo Ford Focus Sedan

Navegador com excelente leitura e uso intuitivo.

Novo Ford Fusion

Volante multimídia completo e computado de bordo com tela digital com controles do veículo.

Novo Ford Focus Sedan

Ar dual zone, comandos de park assist e controle de tração no console.

O Focus é bonito aos olhos. Um sedan moderno sem perder a elegância e capaz de agradar a todos os públicos. A linguagem global de design Kinetic é bem jovial e os toques de ousadia ficam nas lanternas traseiras, por exemplo, que lembram bumerangues e avançam para a lateral do veículo. Sem dúvidas, o grande “uau” fica na cabine. A versão top é hightech e o painel te “abraça” com telas, luzes, sons e botões totalmente contemporâneos, alias, quanto mais funções para brincar, eu gosto! Achei o espaço para as pernas do banco de trás pequeno, com um motorista igual a mim (1,80 de altura), não dá para cruzar as pernas atrás.

Novo Ford Focus

Perfil inspirado no design Kinetic carrega modernidade com toques de ousadia.

Novo Ford Focus Sedan

Lanternas bumerangue e brake light com jeito de mini Fusion.

Novo Ford Fusion Sedan

LED nos faróis e sensores do sistema de estacionamento park assist no para-choque.

Novo Ford Focus Sedan

Porta-malas bom para um sedan médio.

O motor é uma novidade. O propulsor 2.0 Direct Flex é um lançamento inédito da marca. Com 4 cilindros, 16 válvulas e comando variável, ele dispensa o tradicional tanquinho de gasolina e um software, que comanda o “hardware” (motor), como disse o Engenheiro Cristiano Pedreira, e é que gerencia o uso da energia da compressão do ar do motor para aquecer o combustível. Como foi muito bem explicado e o conceito é bem bacana, vou contar em um próximo post aqui no Porta-Luva. A potência máxima não foi contada, assim como os preços e data de chegada as revendas. Algumas pessoas da equipe da montadora brincavam: “sobre preço, datas e velocidade, estamos com amnésia. Hoje é uma pré-estreia ainda”.

Novo Ford Focus Sedan

Novo motor 2.0 Direct Flex, dispensa tanquinho e tem tecnologia inédita.

Do que pudemos apurar, o motor gera 178cv (etanol) e 175cv (gasolina) e o consumo é de 9,6 km/l (cidade/gasolina), 12,6 km/l (estrada/gasolina). Quando o combustível é o álcool, esses números passam para 6,6 (cidade) e 8,6 (estrada). O modelo antigo, que saiu de linha a poucos dias, na mesma versão 2.0 Duratec, gerava 148 cv no etanol e 143cv na gasolina. É uma baita diferença.

O Focus deve desembarcar vindo da Argentina já no começo do último trimestre, primeiro o sedan e depois o hatch, como modelo 2014. O preço com certeza será maior que o praticado nas versões antigas. Os próprios presentes comentavam que com tanta novidade, não poderia ser igual. É fato. Se você está pensando em trocar de carro, inclua-o em sua wishing list.

O segmento de sedans médios está pura animação. O Kia Cerato abriu a fila. O novo Nissan Sentra também está a caminho, além de Corolla, todo novo, e do Civic com facelift, ambos com chegada prevista para o primeiro semestre de 2014.

Fonte: Ford | Fotos: Porta-Luva

PG

Author: PG

Share This Post On

1 Comment

  1. Curiosamente, no mercado mais competitivo do mundo, o americano, o Focus fechou o primeiro semestre de 2013 apenas em 12o lugar, atraz de Corolla (8o) e Civic (9o)…assim como o Fusion, reestilizado no mesmo estilo do Focus, também ficou atrás de Camry (3o), Accord (4o) e Altima (6o). Como sempre, liderando o mercado, a F 150 em primeiro e a Silverado em segundo.
    Evidente que, para uma empresa que, antes da chegada de Alan Mulally, em 2006, estava meio sem rumo, o progresso foi muito grande. A parada vai ser dura. A Toyota está renovando toda a linha (novo Corolla já definido, assim como Camry, Avalon e RAV4), e a GM também se recuperando com produtos de muita qualidade, como demonstra o destaque dado pela Consumer Report ao novo Impala, destacado como o melhor sedan do mercado americano em 2013, e com Cruze, Malibu e a família Traverse/Acadia/Enclave vendendo muito bem e com excelentes margens de lucro.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *