Hora de cuidar do carro. Limpeza! Parte 1 ;-)

Carro no Lava-Jato

Vou fazer uma campanha: Quem ama cuida. Quem não ama ao menos conserve por favor!

Já faz alguns meses que estou para escrever este post, mas o tempo não estava me ajudando. Bem, eu não preciso nem dizer o quanto eu gosto de carros e, como se pode imaginar, carro “sujo” para mim é crime inafiançável. O meu primeiro carro eu vendi de primeira, a esposa do comprador quando sentou no banco do carona disse ao marido: “não quero nem saber, está cheiroso e foi o mais cuidado que já vimos – é ele”. O último, que ficou em família, quando foi levado ao Detran para fazer a transferência, o funcionário disse: “parece zero!”. A partir desta minha fama, vou contar como eu cuido dos meus carangos.

Antes, preciso contar a classificação que estou criando para os cuidados praticados por alguns amigos:

#Carro Auto-limpante: são, por exemplo, os carros dos meus amigos Marcelo e Marina,  Camila e Fernando, que só vêem água quando chove [muito] e se estiverem na rua [por acaso].
#Sujo com Orgulho: é o caso do Baroni, que faz questão de deixar seu carro 100% enlameado, sujo artesanalmente, para fazer jus ao título de 4×4.
#Carro Refeitório: é o do Carlos, que come 3 pães com mortadela no caminho de casa para o trabalho, e só falta ter “cookie” de barata quando lava… Também vale para carro com crianças.
#A Culpa é de São Pedro: não lava porque vai chover e sujar, mas se não chover, também não lava!
#Carro Medroso: “corre, lava, ele está chegando!”… só lavam porque eu vou chegar. Mãe, sogro e vários amigos que me dão carona também sofrem deste mal, não é Danilo? [rs]

Se a carapuça serviu, hora de mudar seus hábitos! Você não precisa ser como eu, mas, brincadeiras a parte, um carro bem cuidado é um carro valorizado. Afinal, carros não são brinquedos baratos e desvalorizam com tempo. Se você não cuida, o efeito pode ficar pior. Pense nisso… Agora, vamos lá estudar seu caso:

1) Você não curte o ritual de lavar carro você mesmo ou não tem como fazer isto!
Passe em um lava-jato a cada 15 dias. Em menos de 30 minutos [em média] seu carro estará novinho em folha e você ganhará elogios até da sogra! Ou, se informe se não existe um lavador perto do seu trabalho, assim você pode deixar o carro na hora que chegar e pegar ao sair no fim do expediente. Sábado é o dia mais badalado do lava-jato. Em São Paulo, uma limpeza de carro pequeno pode variar de R$ 25 a R$ 35. Importante: não frequente postos que lavem com aqueles rolos/escovas automáticas, isto pode danificar a pintura com o tempo.

2)  Você curte lavar carros! É dos meus!
Aí, a tarefa é um hobby e o ritual uma diversão. Moro em edifício e não tenho espaço para lavar meu carro, por isso, recorro com frequência ao lava-jato, mas ele nunca estará limpo sem os meus retoques finais. Quando encontro um lugar que eu mesmo possa lavar, meu kit limpeza entra em ação!

Produtos, cuidados e dicas para cuidar e lavar seu carro

Minha mala de limpeza. Como o Porta-Luva, aí tem de tudo! Isso é só uma amostra…

Para cuidar do interior: aspirador de pó portátil, que liga no isqueiro do carro – tomada 12V [onde comprar]limpador multiuso ProAuto – ótimo para limpar tecidos, couro e higienizar forrações plásticas;  pano macio [camisetas velhas de algodão são imbatíveis] e pronto! Silicone deixa os plásticos melados e pode ressecar os plásticos. Uso só se realmente for preciso dar vida ao acabamento. Nestes casos recorro ao SuperBrilho UV da Grand Prix.

…e do exterior: detergente automotivo [alguns chamam de shampoo] – uso Grand Prix ou ProAutolava auto com cera – também da Grand Prix – aplico depois de lavar o carro com shampoo, antes de secar; idem acima, panos macios para tirar a água e dar acabamento. Tenho uma técnica de primeiro secar os vidros, depois o teto e por fim as partes maiores do carro. Se o pano estiver muito molhado, quando acabar, a pintura ficará marcada. Para fechar, o pneu tem que estar brilhando, este é o sinal de banho tomado! Gosto do Pneu Gel da ProAuto.   Se tiver algum plástico precisando de brilho, é só usar o SuperBrilho. Ah, cera em pasta e estopa, WD40 para tirar barulhos chatos, esponjas ou luvas de microfibra para lavagem [Bettanin], também não podem faltar!

Veja as dicas abaixo o infográfico de dicas da Glade sobre os principais cuidados com seu carro. Abraços…

Cuidados com o Carro Glade

Faça destas dicas de Glade um mantra para o seu possante!

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *