Peter Schreyer, o alemão por trás do design de sucesso da Kia Motors

Existe uma máxima na indústria automobilística de que “carro feito não vende”.  Certo ou errado, de uma coisa tenho certeza, carro bonito vende!

Acredito que todo mundo que curte carros tem acompanhado a verdadeira revolução que as marcas coreanas Kia e Hyundai vem fazendo mundo afora, arrebatando consumidores, fãs e prêmios, com carros modernos. Para entender, faça um teste: entre em uma concessionária e olhe os modelos à venda, como os SUV’s Mohave, Sorento e Sportage, os sedans Cadenza e Optima, além dos hatchs Picanto e Soul. Não há como negar, dá gosto de ver. É um apelo que você sente pouco nas lojas das marcas tradicionais instaladas em nosso país, encontramos carros com layout envelhecido, desatualizados internacionalmente e caros, normalmente desprovidos do básico em segurança.

Para criar a mudança e conquistar participação no mercado europeu, principalmente, a estratégia escolhida pela Kia foi focar o “design” de seus carros. E não poderia ter escolhido nome melhor – Peter Schreyer.

Peter Schreyer, Kia Chief of Design Office

Na foto, Peter Schreyer

O alemão, de 58 anos, assumiu o cargo de Chief of Design Office em 2006. Formado em design pela universidade de Munique, com especialização na Real Escola de Artes, em Londres, em 1980 ele começou a trabalhar na Audi, em 1991 passou pelo estúdio de design da montadora alemã nos Estados Unidos, e em 1993, após retornar a Alemanhã, foi para o departamento de design exterior da Volkswagen. Nesta sua etapa profissional, seus traços e genialidade assinaram nada mais nada menos que os ícones Audi TT e Volkswagen New Beatle, ambos lançados em 1998.

A modernização dos carros teve início em 2007 com a apresentação do “tiger nose” como linha mestra das grades dianteiras dos veículos. O conceito é comum em carros como Mercedes-Benz, Audi e Volkswagen, e permite utilizar-se de uma identidade própria.

Veja a linha do tempo da revolução da Kia:

Kia Mohave, SUV, 2009
Kia Venga, Minivan, 2009
Kia Forte, Hatch do Cerato, 2010
Kia Sorento, SUV, 2010
Kia Sportage, SUV, 2010
Kia Cadenza, Sedan de Luxo, 2011
Kia Optima, Sedan de Luxo, 2011
Kia Picanto, Compacto Hatch, 2011
Kia Rio, Hatch Médio, 2011

Schreyer foi o único a receber uma honraria do Royal College of Art, até então só oferecida a Sergio Pinifarina e Giorgetto Giugiaro. Veja a foto de alguns modelos assinados por Peter Schreyer e diga se a Kia não acertou em cheio?

Kia Optima Fotos Blog Carro e Etc*

Kia Optima, sedã de luxo

Kia Rio Hatch Fotos Blog Carro e Etc*

Kia Rio versão hatch. O sedã está por ser apresentado. Modelo deve chegar ao Brasil em 2012

Nova SUV Kia Sportage Fotos Blog Carro e Etc*

A nova SUV Kia Sportage

Serviço: www.kiamotors.com.br

Fonte – Wikipedia, fotos site Kia Internacional.

PG

Author: PG

Share This Post On

1 Comment

  1. Como bom alemão, e conhecedor profundo das estretégias de design das empresas alemãs, ele sabe que identidade de marca é fator de diferenciação, e ele levou este conceito para a Kia (e, mesmo não sendo o designer “oficial” da Hyndai, esta segue o mesmo princípio).
    Não é de graça que BMWs, Audis e Mercedes´s, são inconfundíveis…ninguém, mesmo a distancia, confunde um Mercedes com um Toyota, ou um Audi com um Honda. Até as filiais alemãs das marcas americanas, Ford e GM, segue este princípio.
    Claro que, no fim, o carro tem ser bonito…

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *