Malandragem chinesa: será que vem aí a réplica do Volt da GM? Wolt?

Matéria publicada hoje no jornal Estado de São Paulo, traduzida do The New York Times, é um tema de comércio exterior quente para a Chevrolet/GM – “China quer acesso a segredos do Volt” (clique aqui e leia na integra no site do jornal).

Não é de hoje que o mundo inteiro quer entrar e vender seus produtos no mercado chinês que atualmente é a economia latente da vez, mas acontece que tudo tem seu preço. O resumo desta queda de braço, ou melhor, desta história, é que para vender o elétrico Volt na China com subsídio do governo equivalente a U$ 19.300,00 a menos no valor de venda do carro, a GM está sendo altamente pressionada a compartilhar os ‘segredos’ de tecnologia de produção do modelo. O lobby da montadora é para fechar a parceria sem esta condição, mas ao que tudo indica será uma verdadeira guerra asiática. Os orientais estão sendo criticados por este tipo de “chantagem”.

Agora a pergunta que não quer calar. Se ceder, será que a “réplica” – já que os chineses são campeões isolados neste quesito – vai se chamar Wolt (com w)?

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Para ler mais sobre o Chevrolet Volt clique aqui.

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *