Banho de água fria: aumento do IPI para carros importados em 30%

Estava planejando comprar aquele carro importado de design bacana com preço super competitivo e bem completo – mais moderno que nossos nacionais? A vaca foi para o brejo. O decreto presidêncial de nº 7.567 de Dilma Roussef, publicado em 16 de setembro no Diário Oficial da União selou o aumento do IPI para carros importados em 30 pontos percentuais – exceto para veículos fabricados no mercosul – leia-se Argentina – além do México.  Na prática esta é uma medida protecionista à industrial nacional que vem sofrendo a pressão causada pela invasão em massa dos importados.

As montadoras nacionais respiram com o resultado positivo deste lobby político, mas o consumidor perde competitividade no segmento. É público a estagnação e o atraso da indústria automobilistica nacional. Temos carros que já não existem mais no exterior, normalmente ficamos três versões atrás do que existe lá fora, não temos tecnologia nem itens de segurança de série embarcados como padrão, etc.

A conclusão é que aquele carro que você queria deve encarecer até 28%, isso levantará junto o preço dos usados e se safarão empresas com plataformas no México que distribuem para as Américas. No mais……

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *