Caterpillar: trator de controle remoto?

Tractor D11T Caterpillar Demostration, Edwards Center, Peoria

120 toneladas movidas remotamente. Impressionante!

O sonho de todo menino, moleque, é ter um carro (carrinho) de controle remoto. É uma diversão também para adultos. Até aí, nenhuma novidade! Agora, o que você acha de ver trator de mais de R$ 1 milhão, 850 cv e peso de 104 toneladas, movido a controle remoto? Pois é, graças aos mais de R$ 4 bilhões investidos anualmente pela Caterpillar em pesquisas e tecnologia, já é possível encontrar um trator gigante andando por aí sem um operador dentro! O D11T Buldozer é simplesmente impressionante!

Tractor D11T Caterpillar Demostration, Edwards Center, Peoria

O trator é o maior de todos e muito usado em mineração.

Todo o sistema de controle, composto por 2 joysticks e comandos que vão desde o on/off até a movimentação das pás, estão na bandeja que você vê na foto abaixo. A tecnologia embarcada usa laser para mapear o terreno, além de GPS. A ideia nasceu da necessidade de segurança. Evitar expor vidas e operadores em áreas de risco. Legal, não é?

Tractor D11T Caterpillar Demostration, Edwards Center, Peoria

A partir desta bandeja, o gigante D11T é controlado.

Fiquei com vontade de ter um brinquedinho deste, que também é vendido no Brasil, mas não teria onde guardar em casa! Confira o vídeo da fera em movimento:

O Porta-Luva viajou até a sede da Caterpillar, nos Estados Unidos, após concorrer e ganhar o concurso de divulgação da série de vídeos Built for It Trails.

Special note: Paul Strauss, my new american friend and editor of The Awesomer (USA): many thanks for share your video!

Fotos: Porta-Luva, vídeo: The Awesomer

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *