Caterpillar (EUA): demonstrações e desafios!

Caterpillar Visit Peoria USA

Uma experiência para ficar na memória!

Como prometido e após alguns dias de férias, vou contar a minha experiência inesquecível de visitar o QG da Caterpillar nos Estados Unidos. No primeiro dia de nossa visita a cidade de Peoria, eu e mais 3 blogueiros vindos da Rússia, Indonésia e Estados Unidos, fomos conhecer o Edwards Demonstration & Learning Center, afastado a cerca de 30 minutos da cidade, em uma grande área reservada. A propriedade serve de laboratório para recriar o ambiente de trabalho real das máquinas, além de abrigar o centro de treinamento e as arenas de apresentação dos equipamentos para clientes e revendedores da marca em todo mundo.

Caterpillar Edwards Demonstration and Learning Center in Peoria - Photo

Jardins do Edwards Demonstration Center e as máquinas prontas para entrar em cena!

Num tour completo pelo centro, vimos desde um pequeno vale de acesso sinuoso, como nas minas de mineração, até uma pista oval para teste de alta velocidade das máquinas. Pensei sozinho: alta velocidade?? Não acreditei até ver os 9 operadores e treinadores profissionais – a tropa de elite deles – fazendo apresentações para nós. Alguns caminhões podem chegar a 40 milhas por hora! Isso equivale a 80 km/h. Ainda neste passeio, algo inusitado! Foi engraçado ver um espaço repletos de urnas funerárias, usadas para um evento anual de treinamento para equipes dedicadas a trabalhar em cemitérios! Sabe de nada inocente ;-)

Caterpillar Tour in Peoria

Antes do show, um tour pelo edifício. Brasil no mapa, uma exclusiva moto chopper feita para a CAT e os simuladores.

Também tivemos a oportunidade de nos familiarizamos com as máquinas em uma sala de realidade virtual, repleta de simuladores. Parece fácil como jogar vídeo game, mas não é (rs). Logo depois, um pouco antes do almoço, fomos convidados a nos juntar aos demais visitantes que estavam no Edwards Center para assistirmos ao show de perícia dos instrutores e capacidade dos equipamentos.

Caterpillar Show in Peoria, IL, USA

Hora do show, um espetáculo como só americano consegue fazer.

Entramos em uma sala muito bem equipada e com tratamento acústico. Tinha uma arquibancada, com um vidro fume negro contornando todo o espaço. Adivinhem? As luzes da sala se apagam, começa a tocar uma música bem ao estilo rock e de repente, na escuridão do galpão, ascenderam-se vários faróis na nossa frente. Caminhões e tratores de mais de cem toneladas, gigantes, estavam a um palmo de nosso nariz, ainda sob o efeito da poeira levantada pelos seus movimentos bruscos. Daí para frente foi só alegria. Vários tratores, escavadeiras, caminhões, grandes e pequenos, montavam e desmontavam o espaço, removendo pilhas de terra ou abrindo crateras! Ao fim do espetáculo que dura mais de 30 minutos, as máquinas estacionaram e a platéia é convidada a entrar na arena, olhar de perto e tirar fotos. Claro que os gigantes roubam a cena! Demais!

Caterpillar Demonstration Center in Peoria

Convidados tirando uma “casquinha” nos equipamentos da Caterpillar.

A nossa prova de fogo e o prêmio!

Fantástico mesmo foi ter a oportunidade única de poder pilotar 4 tipos de máquinas! E o melhor, ter a experiência de conhecer os profissionais que participaram dos vídeos da série Built for It Trails e tê-los como técnicos para nós mesmos realizarmos a prova “China Shop”, que consistia em retirar a última taça do alto de uma pilha e recolocar no mesmo lugar, sem quebrar ou derrubar nada. Ryan, meu instrutor, deu um show de liderança, sempre tranquilo, motivando e atento aos comandos, afinal, era também uma prova em inglês (hahaha). Fui um aluno aplicado e estava determinado a ganhar. Por fim, eu, “que nunca antes na história deste país” tinha conduzido uma retroescavadeira, de primeiríssima, consegui realizar a brincadeira com sucesso e ganhei o super celular inquebrável B15 da Caterpillar.

Caterpillar Built For It Trails Peoria China Glass

Concentração, foco, o melhor instrutor e a conquista!

Não foi fácil. Cada joystick exerce um comando de movimento diferente, seja para levantar, abaixar, girar direita ou a esquerda, abrir e fechar as pás, além dos pés que controlam os deslocamentos. Que tal? Diversão para crianças grandes e lição de moral ao final. Somos capazes de mais do que imaginamos! As fotos estão aí para provar que não foi papo de pescador!

Caterpillar Machines Peoria Demonstration

Uma imagem vale por mil palavras! Várias dizem muito mais ;)

Confesso que fiquei com muita vontade de trocar meu video game (pouco usado) por uma escavadeira! Desde então, estou em um relacionamento sério, de muito xodó, com meu celular CAT B15 ;-)

Fotos: Porta-Luva/Caterpillar.

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *