Sedãs médios de luxo: Corolla, Civic ou novos Chevrolet Cruze e Hyundai Elantra?

Toyota Corolla é o líder em vendas da categoria no Brasil

Toyota Corolla é o líder em vendas da categoria no Brasil

No Brasil existe um segmento de carros que é cada vez mais concorrido: os sedãs médios de luxo. Carros grandes, de 3 volumes com faixa de preços entre R$ 55.000 e R$ 70.000, embarcados de muito conforto, tecnologia e potência para agradar executivos ou famílias de poder aquisitivo mais elevado – normalmente classes A/B. Neste filão há um rei, o Toyota Corolla, que avista à distância pelo retrovisor o New Civic da Honda e o Kia Cerato. Já bem depois vem um bloco de veículos onde estão Fiat Linea, Nissan Sentra, Volkswagen Jetta, Ford Fusion e os franceses Renault Fluence, Peugeot 408 e Citroen C4 Pallas. No gráfico a seguir apresentamos a análise de posicionamento dos modelos em ranking de vendas de acordo com as estatísticas de emplacamentos de automóveis produzida pela FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores):

Sedãs médios mais vendidos em 2011:

Ranking de Vendas de Sedãs Médios de Luxo em 2011, Fenabrave

O ranking de vendas de sedans nos permite criar uma análise levando em consideração dois fatores importantes: a preferência do consumidor brasileiro e a aceitação dos carros – nacionais ou importados – oferecidos pelas montadoras. A partir daí depreendemos que a decisão de compra não se prende somente ao design de um modelo. Existem fatores intrínsecos de alta relevância como os valores e o posicionamento da marca escolhida – por exemplo tradição, confiabilidade e segurança – além do poder de influência e reverberação da comunicação (investimentos em publicidade, mídias sociais), características comerciais – valor de revenda, desvalorização, valor de seguro, revisões e manutenção – e para fechar, claro, não menos importante a relação custo x benefício.

Quem nunca ouviu falar da qualidade dos veículos japoneses com o jargão “manutenção zero”? Ao mesmo tempo, quem se lembra do Renault Symbol? O que vendem as marcas coreanas? Design, tecnologia e inovação por menos…

Novidades para esquentar a briga: novos Chevrolet Cruze e Hyundai Elantra

Novo Hyundai Elantra 2012

Novo Hyundai Elantra 2012, mais uma promessa de sucesso

Uma certeza nós temos, o ano de 2012 será cenário de uma bela briga! Nos dois últimos fins de semana fui conhecer o novo Hyundai Elantra e também o novato Chevrolet Cruze. Começo pelo GM e afirmo categoricamente que depois de muitas visitas à concessionárias da marca, pela primeira vez depois da Captiva me senti impressionado! Vectra é passado. O Cruze é um dos novos carros mundiais da Chevrolet e parte do seu projeto ambicioso de renovação de toda linha de produtos até 2014. Coloque-o em sua mira! Agora vamos ao novo Hyundai Elantra ou seria melhor chamá-lo de “mini” Sonata? Desenho de linhas perfeitas, completo e encantador. Não deve ficar de fora de sua lista.

Novo Chevrolet Cruze 2012 - GM

Novo Chevrolet Cruze, sedã mundial da GM

O novo (retocado) Honda New Civic chega em 2012 

Ele é bom de briga e a reestilização do Civic está dando trabalho a montadora japonesa em todo mundo. A última modernização foi um sucesso absoluto e o carro se tornou uma referência, mas sentiu o passar do tempo e a concorrência. Agora a Honda faz um facelift para tentar mantê-lo firme no ringue. Chegada prevista no primeiro trimestre de 2012.

Compare e escolha o seu sedã

Comparativo Preços e Características Sedãs Médios

Para encerrar: vá conhecer os novatos Cruze e o Elantra e aguarde a chegada no New Civic! …e antes de comprar faça sempre um testdrive e escute a opinião de amigos ou pessoas conhecidas que tenham o modelo que você pretende adquirir. Como digo sempre, tem que rolar um “sentimento” entre você e o carro. Sugiro que você leia as avaliações técnicas dos veículos citados nas revistas Quatro Rodas ou na Autoesporte.

PG

Author: PG

Share This Post On

13 Comments

  1. Um belo conjunto de carros médios (o único senão, é que o Focus deveria ter entrado com o motor 2.0)…a decisão do consumidor fica cada vez mais difícil, por outro lado, é um problema bom! Tenho sérias dúvidas se o novo Civic vai agradar tanto quanto o anterior…

    Post a Reply
  2. Porque o Mitsubishi Lancer GT, CVT não entram nestes comparativos, achei um belo carro para o segmento. Mais jovial e “esperto” que Corolla, Focus, Cruze, por um preço digno do segmento, mesmo conforto porém com menos “botões”.

    Post a Reply
    • Paulo Gustavo

      Olá Wolney, quando fiz este comparativo o Lancer ainda tinha confirmação de vinda ao Brasil. Abçs

      Post a Reply
  3. deveriamos acrescentar tb Lancer.
    Existe algum comparitivo de todos estes sedans?

    Post a Reply
    • Paulo Gustavo

      Olá Wagner, ainda não, ficou a dica! Vou estudar… Abçs e obrigado pelo seu comentário. PG

      Post a Reply
  4. O nosso Cruze (Placa ODE-1919), comprado em janeiro de 2012 (ô arrependimento), está apresentando defeito pela segunda vez na embreagem e travamento do cinto de segurança… O pior é a morosidade de encontrar peças (não existem peças nas concessionárias)… Após a substituição do disco e platô de embreagem (dezoito dias esperando peças), com aproximadamente 3.000Km, o nosso Cruze voltou a apresentar pane na embreagem no dia 3/4/2012 igual a da vez passada, que foi no dia 9/3/2012 (sem força, cheiro forte de embreagem queimada e fumaça)… Não bastando isso existe grande morosidade e descaso por parte da Chevrolet (Road Service) em estar fornecendo o carro reserva (que não é do mesmo padrão) e até mesmo quando formos devolvê-lo, pois ficamos umas duas horas na locadora para devolver o carro reserva… Como está explícito acima, o nosso CRUZE voltou a dar pane no dia 3/4/12 (terça-feira desta semana) e só saberemos onde buscar o “carro reserva” na próxima segunda-feira (9/4/12)… Reitero que antes desse carro eu tinha um Classic 2007/2008 (Placa MRQ-2469), ao qual o compramos zero km e efetuamos uma única troca do kit de embreagem (Platô, colar, disco e cabo) beirando 90.000,00Km. Para quem deseje comprar um CRUZE, não entre nessa barca furada…! Podem me ligar (31) 9602 9636.

    Post a Reply
  5. Eu estava com forte tendência a comprar o Cruze, pelas características e até mesmo pela aparência, mas fiz questão de ligar para a Silvana, cliente que está tendo vários problemas com um Cruze novo que comprou. Estão trocando até os bancos do veículo, sem contar nos problemas mecânicos.
    Pelo amor de Deus, as montadoras deveriam testar primeiro estas carroças antes de colocarem a venda.
    Deveriam dar um carro novo e ainda pagar por danos morais e por todos os transtornos que eles estão passando em consequência desta infeliz compra.
    Vou comprar, mas vou me decidir pelo Corolla, Civic ou Lancer, pela confiabilidade.

    Post a Reply
  6. Fiz teste drive hoje no Cruze hatch, confesso que estou me apaixonando, interior e painel bem resolvido, tecnologia embarcada ótima e itens de segurança de fábrica completo, porém o acabamento me deixou um pouco na dúvida, achei a parte plástica com muita cara de…plástico hehe.
    Digo isso em comparação com o C4, que o acabamento é superior, mas sem toda a tecnologia e design do painel do Cruze.
    Sábado fecho a compra….vamos ver o que rola.
    abraço ao amigo PG

    Post a Reply
    • Paulo Gustavo

      Depois me conta o desfecho! Grande abraço!

      Post a Reply
  7. Fila de espera meu amigo… 90 dias para a entrega!

    Post a Reply
    • Paulo Gustavo

      Qual escolheu? Se for Mexicano, é verdade. A cota de importação entre Brasil e México chegou ao teto. Abraços

      Post a Reply
  8. discordo da silvana, pois meu cruze é maravilhoso. requintado, economico, ótimo em viagem e conforto total. Um ou outro carro de qualquer marca pode apresentar algum tipo de problema, o que é normal

    Post a Reply
  9. acho que o Linea esta bem colocado mais poderia estar em 4 lugar pois eu ja andei de civic e tenho um Linea e ambos os dois são iguais !

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *