Post vintage. Volkswagen Fusca – ontem, hoje e sempre.

Hoje em um evento aqui em São Paulo assisti um vídeo durante a apresentação do amigo Gustavo Syllos que retratava um comercial do VW Fusca (lá de 1960) para exemplificar o modelo de Marketing 1.0 – a comunicação primitiva com foco em produto. A história do saudoso Fusca é bem longa, remonta à década de 30 na Alemanha, antecede à Segunda Guerra Mundial e passa por Ferdinand Porsche e Hittler. Para o ditador nazista o projeto do carro popular alemão tinha que ser um ícone em todo mundo e servir as funções familiares, como por exemplo acomodar um casal e três crianças, além de atividades militares, como carregar três militares e um fuzil.

O carro chegou ao nosso país em 1950. Os primeiros abastados a comprar um modelo do automóvel foram os Mattarazzo. Ao todo foram 39 anos de vida, um verdadeiro “pé-de-boi” no desenvolvimento do Brasil. Todo mundo (descartando a geração Y) tem uma lembrança do “Fusquinha” como se tornou mais conhecido.

Minha mãe teve um bege geladeira, ano 78, me recordo dos passeios no bagageiro que era acessível pelo interior. Boas lembranças!

Fonte: Wikipidia. Veja o vídeo dos comerciais antigos:

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *