Livro “Cuba Particular” de Du Ribeiro é um deleite sobre as relíquias da ilha de Fidel
Para quem gosta de carros, até os livros de fotos são uma contemplação gostosa! A editora Alaúde está publicando o novo livro do fotógrafo Du Ribeiro, especializado em retratar automóveis e aviões, entitulado “Cuba Particular”, com registros fantásticos das preciosidades sobre rodas deste país tão polêmico.
Em 1988, o fotógrafo brasileiro foi convidado pelo governo de Cuba para registrar as belas paisagens naturais da ilha. Mas o fascínio do artista por carros antigos da década de 1950 o motivou a iniciar uma série de reveladoras fotografias desses tesouros históricos da engenharia. Naquela época, a comercialização de carros fabricados após o início do governo de Fidel Castro não era permitida, o que fez com que a frota de veículos da ilha se tornasse um museu a céu aberto. Em 1994, quando Cuba vivia um momento delicado devido à queda da União Soviética, Du Ribeiro retornou ao país para terminar sua série de fotografias.
A beleza das imagens, registradas em película com câmeras analógicas, extrapola o mero prazer estético, revelando ao observador um país permeado por contrastes. Atualmente, as fotografias de Du Ribeiro ganharam ainda mais importância, pois em 2011 o governo Cubano passou a permitir a compra e venda de carros novos, fato que – aliado à ação do tempo e à maresia do Atlântico – contribuirá para o desaparecimento da frota antiga.
Além das fotografias de carros, o livro traz ainda textos de JocaReinersTerron, Leandro Burti, Rosely Nakagawa, responsável pela curadoria, e do próprio Du Ribeiro – relatos que ajudam a contextualizar o significado do trabalho na história de Cuba e na trajetória pessoal do fotógrafo. Também há uma pequena série de imagens realizadas por Ribeiro em 1994, que retratam a arquitetura e a vida cotidiana da ilhaem preto e branco, em oposição às vívidas cores do ensaio principal.
Alguns de seus trabalhos podem ser conferidos no site www.duribeiro.com.br. O livro tem preço sugerido de R$ 120 e o site da editora é www.alaude.com.br.
Fonte e fotos: Alaude/Divulgação