Livro “Cuba Particular” de Du Ribeiro é um deleite sobre as relíquias da ilha de Fidel

O Buick 1955 é um dos registros de Du Ribeiro em sua passagem por Cuba.

O Buick 1955 é um dos registros de Du Ribeiro em sua passagem por Cuba.

Para quem gosta de carros, até os livros de fotos são uma contemplação gostosa!  A editora Alaúde está publicando o novo livro do fotógrafo Du Ribeiro, especializado em retratar automóveis e aviões, entitulado “Cuba Particular”, com registros fantásticos das preciosidades sobre rodas deste país tão polêmico.

Em 1988, o fotógrafo brasileiro foi convidado pelo governo de Cuba para registrar as belas paisagens naturais da ilha. Mas o fascínio do artista por carros antigos da década de 1950 o motivou a iniciar uma série de reveladoras fotografias desses tesouros históricos da engenharia. Naquela época, a comercialização de carros fabricados após o início do governo de Fidel Castro não era permitida, o que fez com que a frota de veículos da ilha se tornasse um museu a céu aberto. Em 1994, quando Cuba vivia um momento delicado devido à queda da União Soviética, Du Ribeiro retornou ao país para terminar sua série de fotografias.

Capa do novo livro do fotógrafo Du Ribeiro.

Capa do novo livro do fotógrafo Du Ribeiro.

A beleza das imagens, registradas em película com câmeras analógicas, extrapola o mero prazer estético, revelando ao observador um país permeado por contrastes. Atualmente, as fotografias de Du Ribeiro ganharam ainda mais importância, pois em 2011 o governo Cubano passou a permitir a compra e venda de carros novos, fato que – aliado à ação do tempo e à maresia do Atlântico – contribuirá para o desaparecimento da frota antiga.

Além das fotografias de carros, o livro traz ainda textos de JocaReinersTerron, Leandro Burti, Rosely Nakagawa, responsável pela curadoria, e do próprio Du Ribeiro – relatos que ajudam a contextualizar o significado do trabalho na história de Cuba e na trajetória pessoal do fotógrafo. Também há uma pequena série de imagens realizadas por Ribeiro em 1994, que retratam a arquitetura e a vida cotidiana da ilhaem preto e branco, em oposição às vívidas cores do ensaio principal.

Alguns de seus trabalhos podem ser conferidos no site www.duribeiro.com.br. O livro tem preço sugerido de R$ 120 e o site da editora é www.alaude.com.br.

Fonte e fotos: Alaude/Divulgação

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *