Série parentesco: novo Fiat Palio 2012 e o Punto EVO
Mais um post da série “parentescos” pelo mundo.
Não é de hoje que a Fiat busca inspiração nos seus modelos italianos para criar e derivar os carros brasileiros. Fora a última versão do Palio, que foi um fracasso visual, este é o modelo utilizado por diversas montadoras que não seguem a linha de comercialização de carros mundiais. A partir daí, comparamos os carros populares compactos (hatch) da montadora com seus parentes. Primeiro foi o novo Uno, que veio com fortes traços de design do Panda, agora é a vez do novo Palio, que chega as concessionárias em novembro, na versão 2012, com cara de irmão mais novo do Punto EVO europeu. Se não fosse o para-choque (o do Punto é mais bonito), poderiam ser quase gêmeos. Ambos ficaram muito melhores!
A foto do novo Palio, que ainda não foi apresentado oficialmente à imprensa, foi gentilmente cedida pelo Autos Segredos, a quem agradecemos!
O novo Palio…
e o Punto EVO…
Serviço: www.fiat.com.br
novembro 1, 2011
Realmente, parece que a Fiat desistiu de criar designs exclusivos para os chamados produtos “brasileiros” e isto foi uma mudança para melhor, considerando o resultado no novo Uno e no novo Palio. Também é compreensível que não usem as plataformas italianas, pois encareceria demais estes produtos, destinados aos segmentos de entrada do mercado…por outro lado, nestes dois casos, a plataforma já deu o que tinha que dar. Não dá mais para trabalhar com plataformas de 20 anos atras, com “ajustes”…e, claro, não é mais competitiva com outros carros do mesmo segmento, como Agile e Gol em termos de dirigibilidade e segurança.