Novo Etios Cross: um Toyota (de cara nova) entre os aventureiros

Novo Toyota Etios Cross 2014

Traje aventureiro deu cara nova ao popular japonês.

Nas últimas semanas não consegui postar notícias, os dias estavam curtos. Fim de ano é sempre uma época mais agitada! Bom, agora vamos as novidades (…e tem bastante). Hoje dei um pulo à concessionária Toyota Collection (SP), para conhecer “pessoalmente” o filho mais novo da família – o Etios Cross.

Todo mundo deve concordar que o popular japonês é um projeto de design simples, porém, sua mais valia é a relação custo x benefício e a assinatura de qualidade da Toyota. Tenho um amigo que é engenheiro mecânico e trabalhou em várias montadoras no Japão. Ele sempre diz que os carros da Toyota são máquinas feitas para serem confiáveis e de baixíssima manutenção. Alias, um taxista uma vez me disse: “o dia que você achar um Toyota em um reboque, o mundo estará de cabeça para baixo”. Desde então presto atenção no trânsito (rs) e concordo com eles.

Novo Toyota Etios Cross 2014

Perfil lateral com molduras pretas, apliques prateados e novas rodas de liga leve.

Novo Toyota Etios Cross 2014

A traseira com novo para-choque e aerofólio ficou bem harmonizada.

A versão Cross ficou bem menos acanhada e mais “rica” aos olhos. Os apliques plásticos (moldura preta) em todo o perfil lateral, somados aos novos para-choques (dianteiros e traseiros), deram um visual novo ao carro. A meu ver, o melhor e mais equilibrado entre os irmãos hatch e sedan. A dianteira tem um desenho bacana graças ao parachoque refeito (lembra alguns traços da Hillux), agora maior e com integração até o capô, com protetor de vincos proeminentes em prata, entrada de ar mais ampla e faróis com máscara negra  – uma receita já conhecida para transmitir o ar de robustez aos populares.

Novo Toyota Etios Cross 2014

Os pneus mereciam ser maiores para completar o conjunto.

O Etios Cross ganhou ainda luz de seta nos retrovisores externos revestidos com uma capa na cor da carroceria e barras longitudinais no teto, em tom prata, que podem transportar bagagens de até 50 kg. O nome Etios Cross vai assinado em relevo na lateral do carro. As rodas de liga leve tem acabamento exclusivo em tom preto e prata e raios mais largos, porém, o conjunto merecia pneus maiores e uma distância mais elevada do solo.

Novo Toyota Etios Cross 2014

O interior ficou mais nobre com o acabamento preto recém-lançado e tem os mesmos itens da versão top XLS.

Novo Toyota Etios Cross 2014

O nome Cross vai assinado na costura dos bancos esportivos.

O interior tem o mesmo acabamento da versão top XLS, com a inclusão dos bancos esportivos com o nome costurado em branco, além do volante em couro com comandos de som e base reta. O novo painel Total Black ficou melhor, mais nobre e mais visibilidade aos instrumentos. Novos botões prateados do comando de ventilação, detalhes prateados nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio. Os itens de segurança incluem air bag duplo e freio ABS com distribuição eletrônica de frenagem.

O Etios Cross será comercializado em branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo. O preço sugerido é de R$ 45.690 (4 portas) e o carro tem motor 1.5 l. 16V (Flex) que rende 96,5 cv. O consumo de combustível informado é de 12,4 km/l na cidade, com uso de gasolina, e 8,5 km/l, a etanol. Na estrada, os dados de consumo são 13,4 km/l e 8,9 km/l, com gasolina e álcool, respectivamente.

A expectativa da montadora é vender 300 veículos por mês. Achei pouco… O Etios que fotografei era amarelo e se o comprador desejar outras cores, é preciso requisitar à fábrica e aguardar entre 20 e 30 dias. Meu termômetro é minha esposa, ela saiu querendo um…. Os concorrentes do Etios são o precursor Volkswagen CrossFox, o Renault Sandero Stepway (que vai mudar em breve) e o novato Hyundai HB20X.

Fotos: Porta-Luva.com | Fonte: Toyota/Divulgação
Agradecimento à equipe atenciosa da Concessionária Toyota Collection – Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 3.649, São Paulo – Tel.: (11) 3888-9000.

PG

Author: PG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *