Novo Etios Cross: um Toyota (de cara nova) entre os aventureiros
Nas últimas semanas não consegui postar notícias, os dias estavam curtos. Fim de ano é sempre uma época mais agitada! Bom, agora vamos as novidades (…e tem bastante). Hoje dei um pulo à concessionária Toyota Collection (SP), para conhecer “pessoalmente” o filho mais novo da família – o Etios Cross.
Todo mundo deve concordar que o popular japonês é um projeto de design simples, porém, sua mais valia é a relação custo x benefício e a assinatura de qualidade da Toyota. Tenho um amigo que é engenheiro mecânico e trabalhou em várias montadoras no Japão. Ele sempre diz que os carros da Toyota são máquinas feitas para serem confiáveis e de baixíssima manutenção. Alias, um taxista uma vez me disse: “o dia que você achar um Toyota em um reboque, o mundo estará de cabeça para baixo”. Desde então presto atenção no trânsito (rs) e concordo com eles.
A versão Cross ficou bem menos acanhada e mais “rica” aos olhos. Os apliques plásticos (moldura preta) em todo o perfil lateral, somados aos novos para-choques (dianteiros e traseiros), deram um visual novo ao carro. A meu ver, o melhor e mais equilibrado entre os irmãos hatch e sedan. A dianteira tem um desenho bacana graças ao parachoque refeito (lembra alguns traços da Hillux), agora maior e com integração até o capô, com protetor de vincos proeminentes em prata, entrada de ar mais ampla e faróis com máscara negra – uma receita já conhecida para transmitir o ar de robustez aos populares.
O Etios Cross ganhou ainda luz de seta nos retrovisores externos revestidos com uma capa na cor da carroceria e barras longitudinais no teto, em tom prata, que podem transportar bagagens de até 50 kg. O nome Etios Cross vai assinado em relevo na lateral do carro. As rodas de liga leve tem acabamento exclusivo em tom preto e prata e raios mais largos, porém, o conjunto merecia pneus maiores e uma distância mais elevada do solo.

O interior ficou mais nobre com o acabamento preto recém-lançado e tem os mesmos itens da versão top XLS.
O interior tem o mesmo acabamento da versão top XLS, com a inclusão dos bancos esportivos com o nome costurado em branco, além do volante em couro com comandos de som e base reta. O novo painel Total Black ficou melhor, mais nobre e mais visibilidade aos instrumentos. Novos botões prateados do comando de ventilação, detalhes prateados nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio. Os itens de segurança incluem air bag duplo e freio ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
O Etios Cross será comercializado em branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo. O preço sugerido é de R$ 45.690 (4 portas) e o carro tem motor 1.5 l. 16V (Flex) que rende 96,5 cv. O consumo de combustível informado é de 12,4 km/l na cidade, com uso de gasolina, e 8,5 km/l, a etanol. Na estrada, os dados de consumo são 13,4 km/l e 8,9 km/l, com gasolina e álcool, respectivamente.
A expectativa da montadora é vender 300 veículos por mês. Achei pouco… O Etios que fotografei era amarelo e se o comprador desejar outras cores, é preciso requisitar à fábrica e aguardar entre 20 e 30 dias. Meu termômetro é minha esposa, ela saiu querendo um…. Os concorrentes do Etios são o precursor Volkswagen CrossFox, o Renault Sandero Stepway (que vai mudar em breve) e o novato Hyundai HB20X.
Fotos: Porta-Luva.com | Fonte: Toyota/Divulgação
Agradecimento à equipe atenciosa da Concessionária Toyota Collection – Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 3.649, São Paulo – Tel.: (11) 3888-9000.